+

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU), mestrado acadêmico, foi aprovado pela Capes em 5 de janeiro de 2017, com conceito 3, sendo o início das atividades do programa estabelecido para agosto de 2017.

O programa foi proposto na modalidade Associado, entre a Universidade Estadual de Maringá e o Instituto Federal do Paraná – Campus de Umuarama. Pela Universidade Estadual de Maringá, o programa está lotado no Departamento de Tecnologia, em Umuarama-PR.

 O PSU tem como objetivo produzir conhecimento interdisciplinar mediante o desenvolvimento de pesquisas e estudos que contribuam para a evolução do conhecimento sobre Sustentabilidade, além de promover a disseminação de conhecimentos e intercâmbio acadêmico/científico entre pesquisadores e profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e áreas afins, e qualificar professores e pesquisadores para atuação em instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão para resolução de problemas e desenvolvimento de propostas no âmbito da sustentabilidade.

 O programa possui a Área de Concentração em Sistemas Sustentáveis, sendo constituído por atividades de ensino e pesquisa, para uma formação profissional com visão sistêmica e integrada na sustentabilidade, com habilidades e competências interdisciplinares para a abordagem de problemas envolvendo diferentes enfoques disciplinares, permitindo utilizar a ciência e a tecnologia em prol da sociedade e apoiando-se em oportunas políticas para um desenvolvimento econômico e sustentável na região.

 Entre as finalidades do curso de Mestrado em Sustentabilidade destaca-se, além da produção de conhecimento, o estudo sobre o uso das diferentes tecnologias e práticas sustentáveis, bem como de obtenção de produtos naturais, aplicados à formação e qualificação dos discentes e pesquisadores da região do Noroeste do Paraná. Dessa forma, visualiza-se a possibilidade de envolver a pesquisa aplicada inovadora e interdisciplinar nas questões relacionadas ao uso inadequado de recursos naturais e no desenvolvimento tecnológico para o aproveitamento de produtos naturais a serem aplicados no seu próprio manejo sustentável.