+

Disciplinas do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade

Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas Carga Horária Ementas
Manejo Sustentável e Gestão de Recursos Naturais 60 h/a

Conceitos e definições; Recursos naturais renováveis e não renováveis; Aspectos políticos econômicos sociais culturais e ambientais ligados ao aproveitamento dos recursos naturais; Compatibilização da exploração dos recursos naturais nos planejamentos territoriais; Licenciamento ambiental; Certificação ambiental; Técnicas de manejo aplicadas a populações e comunidades naturais e sujeitas a diferentes tipos e níveis de perturbação; recuperação de áreas degradadas.

Metodologia da Pesquisa Científica 30 h/a

História e filosofia da ciência. Conhecimento científico. Cientista e sociedade. Método científico. Pesquisa científica. Pesquisa bibliográfica. Redação científica. Normalização bibliográfica. Projeto de pesquisa. Divulgação científica.

Seminários 30 h/a

Discussão dos projetos de pesquisa dos alunos do programa de pós-graduação (Mestrado) em sustentabilidade; Acompanhamento do andamento da pesquisa realizado pelos discentes; Apontamentos de didática e ensino; Principais metodologias de ensino e abordagens em sala de aula; Aspectos do planejamento didático e distinção dos tipos de planos de ensino e seus componentes básicos. Técnica de problematização.

Tecnologia de Produtos Naturais 60 h/a

Produção, isolamento, caracterização e aplicação de produtos naturais.

 

Disciplinas Optativas da Linha de Pesquisa Manejo Sustentável de Recursos Naturais
Disciplinas Carga Horária Ementas
Agricultura, Desenvolvimento e Sustentabilidade 30 h/a As funções da agricultura para o desenvolvimento. Abordagens setoriais e territoriais do desenvolvimento rural. Relação campo-cidade. Agricultura sustentável.
Aproveitamento de Subprodutos Agroindustriais 30 h/a

Produção sustentável e a geração de diferentes tipos de subprodutos agroindustriais; caracterização dos resíduos; formas atuais e perspectivas de tratamento ou aproveitamento de subprodutos; aspectos econômicos e legais na utilização de resíduos oriundos da agroindústria.

Biologia e Manejo Integrado de Plantas Daninhas e Pragas Agrícolas 30 h/a Biologia e manejo de plantas daninhas. Alelopatia. Métodos de manejo de plantas daninhas (mecânico, físico, cultural, biológico e químico). Gestão do manejo integrado de plantas daninhas. Conceito, histórico e evolução do controle de pragas. Princípios do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Estratégias e táticas de MIP. Limiar econômico de dano: determinação, validação e modelagem. Limiar econômico para tomada de decisão. Desenvolvimento e implementação de programas de MIP.
Educação, Planejamento e Gestão Ambiental 30 h/a Epistemologia da Educação Ambiental e antecedentes históricos. A Educação Ambiental como eixo do Desenvolvimento Sustentável. Características, funções e objetivos da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Princípios de planejamento ambiental. Instrumentos para diagnóstico e monitoramento ambiental: amostragem, análises, indicadores e índices. Escalas de planejamento ambiental e políticas públicas: municipal, estadual, federal e global. Implantação de planejamento ambiental em empresas: série NBR ISO 14.000 e EIA/RIMA. Legislação pertinente. Objetivos, composição e estruturação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA). Cálculo do ISA.
Sustentabilidade na Gestão Urbana e na Construção de Edifícios 30 h/a

Gestão de resíduos sólidos urbanos. Gestão de resíduos da construção civil. Aplicação de resíduos na construção civil. Técnicas construtivas sustentáveis. Edifícios sustentáveis.

Tecnologias para Tratamento de Águas de Abastecimento 30 h/a

Apresentar a importância da água para a sustentabilidade do meio, bem como as diferentes tecnologias utilizadas para o tratamento de água para fins de abastecimento público, suas particularidades e especificidades, bem como critérios para a seleção do tipo tecnologia em função da qualidade da água bruta e das características da comunidade a ser atendida.

  

Disciplinas Optativas da Linha de Pesquisa Tecnologia de Produtos Naturais
Disciplinas Carga Horária Ementas
Desenvolvimento e Aplicação de Antimicrobianos Naturais 30 h/a

Noções de microbiologia básica, prospecção, métodos de isolamento, conservação e aplicação de antimicrobianos naturais.

Ecofisiologia de Plantas 30 h/a

Conceitos e fundamentos básicos de Ecofisiologia. Relações hídricas. Fotossíntese (reações luminosas, bioquímicas e ecológicas). Sequestro de carbono. Fisiologia do estresse.

Metabolismo Secundário de Plantas 30 h/a

O metabolismo secundário vegetal como uma fonte primária de produção de compostos alelopáticos. O papel dos compostos alelopáticos na relação planta-planta.

Métodos Analíticos Avançados 30 h/a

Preparo de amostras. Métodos físico-químicos de separação e identificação de compostos. Estudo dos fundamentos e aplicações tecnológicas das diversas técnicas espectrométricas: massa, UV/visível, infravermelho, RMN. Estudo dos fundamentos e aplicações tecnológicas das diversas técnicas cromatográficas.

Tratamento de Dados Experimentais 60 h/a

Estatística básica. Análise de Variância (ANOVA): Análise da variância para um fator; Análise da variância para dois fatores. Estudo de regressão. Planejamento experimental. Métodos de otimização experimental.